21 maio 2007

 

Por que o SMS é tão caro?

Por que mensagens de celular (SMS) são tão caras? Na minha operadora (TIM), a mensagem mais barata custa 7 centavos (isso porque é promoção — o preço normal é de 39 centavos) e o minuto mais barato de conversa custa 32 centavos (em ligações para até 3 "números prediletos", que têm que ser cadastrados).

Um SMS tem no máximo 160 caracteres (letras, espaços e pontuação). Ler em voz alta o texto de uma mensagem de 160 caracteres leva mais ou menos 15 segundos. Ou seja: um minuto de conversa no celular vale por quatro SMS, que custam 28 centavos na promoção ou R$ 1,56 no preço normal.

Sendo assim, pensando só no tempo de conversa, mandar SMS em tempos (raros) de promoção é 12% mais barato que falar. Sem promoção de mensagens, mandar SMS é 387% mais caro que falar.

Tudo isso desconsidera o fato de que SMS é uma mensagem de texto, a resposta do outro lado demora para chegar e a comunicação é tão seca quanto num telegrama. Para levar isso em conta, podemos comparar o quanto dos equipamentos um SMS e uma conversa ocupam.

Um SMS ocupa alguma coisa em torno de 200 bytes (uma medida de tamanho). Quatro SMS equivalentes a um minuto de conversa, 800 bytes. Um minuto de conversa, na melhor das hipóteses, ocupa um canal de 23kbps (uma medida de velocidade). Isso são 173 mil bytes por minuto. Um minuto de conversa ocupa 200 vezes mais os equipamentos da operadora do que um minuto de SMS.

Conclusão: eu estou pagando 39 centavos por um serviço que vale 0,16 centavos. Mesmo na promoção a 7 centavos, ainda pago mais de 40 vezes o preço justo.

Comments:
Por isso que não tenho celular!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?