25 abril 2006

 

Voto nulo

A IstoÉ tem reportagem sobre a campanha do voto nulo deste ano, com direito a opinião de especialistas:
"É um tiro que sai pela culatra, porque reduz o número de votos válidos e, assim, favorece os políticos tradicionais"
É verdade que reduz o número de votos válidos. Mas será que favorece os políticos tradicionais? Só se as pessoas que votam nulo forem aquelas que normalmente votam em políticos não-tradicionais. Aliás, quem são os políticos tradicionais? Se político tradicional for aquele que se vende pra se eleger e roubar o nosso dinheiro, votar nulo não fará diferença. Eles vão se eleger com ou sem voto nulo porque se venderam por uma campanha milionária.

Se político tradicional é aquele que já está a décadas na política, votar nulo também não fará diferença. Esses políticos já ganharam dinheiro suficiente pra fazerem campanhas milionárias e se elegerem de novo, com ou sem votos nulos.

Também dá pra votar em políticos "não-tradicionais", como o pai do Supla. Aparentemente ele não é vendido (ou finge muito bem). Votar nele é a mesma coisa que votar nulo porque é o tipo de político que vai discursar eternamente pras paredes e vai propor eternamente projetos importantes que nunca serão votados. E se na verdade ele for um vendido fingido? Aí ele é igual aos outros e o problema continua.
"Não adianta nada. Para ter impacto, só se a adesão fosse esmagadora"
É verdade que pra fazer alguma diferença muita gente teria que anular. Mas no fundo não é preciso mais do que 50% de votos nulos, como muita gente insiste. Eu não sei se a lei que cancela uma eleição existe e mesmo que exista não sei se ela seria usada se fosse o caso.

O que eu sei é que os políticos são muito sen$ívei$. A quantidade de votos nulos tem ficado ali nos 7% para os cargos do poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito) e em 4% para os cargos do poder Legislativo (Senador, Deputados diversos e Vereador). Um aumento de 100% nos votos nulos não passaria em branco e significaria 15% e 8% de votos nulos, respectivamente. Isso é mais ou menos o que aparece nas pesquisas de opinião, por enquanto.
"...é antidemocrático..."
Democracia é quando é o povo que governa, por exemplo, através do voto. Significa que o Lula é nosso empregado, assim como todo mundo que trabalha pra ele. A cada eleição a gente faz uma seleção de emprego e escolhe quem vai trabalhar pra gente pelos 4 anos seguintes.

Se você abre uma vaga de emprego, entrevista um monte de candidatos e não encontra nenhum que preste, você fica com o menos pior ou continua procurando? Escolhe qualquer um, já que não vai fazer diferença mesmo? Se você fica com o menos pior não ajudou muito já que o menos pior geralmente é o escolhido. Se você escolhe qualquer um podia muito bem ter ficado em casa porque não fez diferença nenhuma. Se você não se conforma em ter qualquer porcaria trabalhando pra você e insiste em continuar procurando só está mostrando que quer o melhor pra você. O melhor jeito de dizer "Não, nenhum de vocês serve pra esse emprego. Eu quero alguém melhor." é votando nulo.

Não adianta tentar escolher os bons políticos, aqueles que são honestos e competentes, porque 99% das pessoas que entram na política estão atrás de poder e dinheiro. Quando você junta poder, dinheiro e pessoas, nunca sai coisa boa.

Alguns países têm políticos um pouco menos desonestos e um pouco menos incompetentes. Cada povo tem o governo que merece. Os nossos políticos, caras-de-pau, metidos a espertos e tentando levar vantagem em tudo, ignorantes e sem estudo, são o reflexo da nossa população. A melhor forma de melhorar a nossa política é mudar a nossa própria atitude, mas essas mudanças podem levar séculos porque o brasileiro é um grande banana. Diferente, por exemplo, dos argentinos, que pelo menos têm vergonha na cara.

Como por enquanto os políticos brasileiros vão continuar na mesma o jeito é assustar, votando nulo, pra que eles roubem um pouco menos e trabalhem um pouco mais. Pode não resolver o problema mas pelo menos não atrapalha nem chove no molhado.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?