17 abril 2006

 

BitTorrent

Já não era sem tempo. Finalmente está ficando mais comum que os provedores bloqueiem programas como o BitTorrent. BitTorrent é um tipo de programa para trocar arquivos pela internet, parecido com o eMule ou o Kazaa. É bastante usado para trocar arquivos protegidos por direitos autorais, como músicas, filmes ou programas de computador.

Os provedores não gostam que os clientes usem programas de trocas de arquivo porque isso usa toda a capacidade da conexão. Os provedores vendem, por exemplo, conexões de tamanho 100. Eles sabem que quase nunca os clientes usam toda a capacidade da conexão, então economizam custos mantendo conexões que na verdade têm tamanho 50, por exemplo. Acontece que programas de trocas de arquivo usam toda a capacidade de conexão, o que força os provedores a manterem conexões tamanho 100 pra todos os clientes. O lucro diminui.

Essa é uma excelente notícia porque força os programadores a melhorarem cada vez mais o BitTorrent. Para contornar o bloqueio dos provedores os programadores usam criptografia para que o BitTorrent não seja detectado. Assim, o bloqueio dos provedores passa a não adiantar mais nada. Se algum dia as gravadoras começarem a processar muita gente que baixe músicas e filmes pela internet esses programas vão ter esquemas de anonimato e redes de confiança, que protegem quem troca arquivos. Esses esquemas já existem, mas não são muito comuns porque por enquanto não são tão necessários.

Cada coisa que inventam pra parar a troca de arquivos é respondida com algum mecanismo que dificulta ainda mais a vida de quem é contra as redes de compartilhamento. É uma batalha perdida. Mais cedo ou mais tarde os artistas e as gravadoras vão ter que se conformar em não ganhar milhões ou bilhões vendendo coisas que são invendáveis.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?