24 fevereiro 2006

 

Zeitgeist

Dona Katilce já passou dos 2 milhões de scraps, recebidos desde a madrugada de segunda, e continua recebendo-os, à média de 400 mensagens por minuto.

Não posso deixar de pensar que isso reflete o zeitgeist (do alemão, "espírito da época" – ô palavra difícil) do Orkut. Hegel dizia que o espírito da época se encarna numa figura, um herói: a "pessoa da época" (Volkgeist, tipo em Volkswagen), que depois de cumprir seu papel é descartada como um palito (não premiado) de picolé.

No Orkut, cada pessoa tem sua página, onde qualquer um pode deixar recados (scraps), que podem ser vistos por todos, como um mural. A forma mais fácil de falar alguma coisa pra muita gente é deixando mensagens em comunidades (que também funcionam como murais) que tenham muitas pessoas, ou usar programas que enviam as infames mensagens automáticas (na forma de scraps, para centenas de pessoas).

Ainda assim, para nossa espécie o conceito de falar muito não existe. Quando a Katilce, com seu nome pouco provável, beijou o Bono no show do U2, foi fácil encontrar a página dela e deixar um recado bobo qualquer. Milhares de pessoas tiveram a mesma idéia e logo perceberam que o contador de recados estava crescendo feito fígado de bêbado.

Tendo seu mural de recados transformado em bagunça, Katilce teve que criar um novo perfil. O lugar virou terra de ninguém e agora é propriedade do povo do Orkut. Como o volume de mensagens é muito grande, fazendo os recados se perderem no meio da multidão, ninguém posta nada sério. Na maioria, são anúncios sem importância, pedidos para que sacaneiem alguém ou pra que os leitores da mensagem avisem o remetente que ela foi lida.

Até quando o fenômeno Katilce vai durar? O que será que vai acontecer quando o seu papel for cumprido e tudo for esquecido? E se a Katilce se revoltar, apagar o perfil antigo e esse importantíssimo processo dialético for interrompido bruscamente?

Comments:
Acho que tem gente pedindo milagre pra ela quase!
Acho que vão querer mandar recado pra ela até o servidor do orkut ter um crash nos registros.. ia ser massa.. aheuiahuiehiaue
poderiam dar um "truncate database db_orkut"
 
eu tenho um palpite de que depois do carnaval a quantidade de mensagens cairá bruscamente e até a outra segunda o povo já esquece...

E quanto ao estouro do numero de scraps... com certeza o google tem o tipo "absurd unsigned long long int"
daí não tem problema... com os discos usando teclonogia quantica nunca acaba o espaço =)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?