26 setembro 2005

 

Cinza

Gosto do tempo frio de Curitiba. Se São Paulo é a cidade da garoa, Curitiba é a cidade do frio e da chuva torrencial que dura o dia inteiro. Curitiba é cinza. Cinza com verde. Talvez mais verde que cinza, não que isso faça muita diferença.

Não tem nada que se compare a um final de dia nublado – cinza – em Curitiba. Com a chuva, escurece antes, as luzes da cidade acendem antes. Chuva sobre luzes. Cinza com amarelo, ou alaranjado, ou âmbar (gente chique é outra coisa).

Não que Curitiba seja só cinza, é claro. Além do verde, do amarelo (ou alaranjado, ou âmbar, já falei), também tem o branco e preto das calçadas onde ninguém consegue andar. O bege sujo e sem graça dos prédios do centro. O marron dos bancos das praças e parques (muitos; todo bom Curitibano não conheçe todos). O cinza escuro (chumbo? grafite? sei lá) dos capotes que usam na XV, quando está frio. As cores sortidas dos ônibus (todo mundo tem a sua linha preferida).

Também tem as cores do por do sol. Foi em Curitiba que eu aprendi a gostar do por do sol. O nascer eu quase nunca vejo, ou estou dormindo ou muito cansado para prestar atenção. Mas o por do sol... Na primavera e no outono, o sol parece que fica maior, alaranjado (não como âmbar, mais como uma laranja mesmo), quase vermelho. De um lado, todas as cores do vermelho até o azul claro. Do outro, um azul mais profundo, escuro (misterioso?). Às vezes, estrelas e a lua dividem o céu, democraticamente. Por do sol na reitoria (seria o 5º andar? o 7º? já perdi a esperança de lembrar), enquanto esperava a aula de russo (sim, russo!). Podia ver boa parte do centro, os carros engarrafados lá em baixo, com suas luzes vermelhas e brancas (e amarelas), o Passeio Público e as formigas correndo para casa lá em baixo. Bons tempos.

Enfim, dizem que textos da internet têm que ser curtos, e esse já passou da medida.

Ao som de Offer, Alanis Morissete.

Comments:
Texto apaixonado é outra coisa... sudadi? Hoje o dia foi como sua descrição, frio, cinza, chuvoso e bem Curitibano, não troco por nada...
 
Sim! Tua descrição de Curitiba foi perfeita.
E, apesar de ser ruim, sinto saudades do tempo que eu trabalhava no centro e podia me confundir entre as formigas das calçadas. Quem sabe um dia novamente. So me restam lembranças...

Abraço meu guri!
 
Curitiba: capital mundial da nuvem cinza! UIUIUIUIUI prefiro um solzinho...
Mas, pela descrição, até que Curitiba ficou melhor do que é com essas chuvas intermináveis...
Texto bem lindinho!
 
Gosta do céu âmbar porque não conhece o céu realmente preto do interioR do Paraná, onde não chega essa maldita luz laranja que deixa tudo com cara de festa rave. E sol refletindo a terra vermelha, nao inventaram ainda uma cor pra definir.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?