10 maio 2005

 

Orkut II

Nunca vi a cara do tal Orkut Buyukkokten, o engenheiro do Google que criou o Orkut, mas ele é um sujeito realmente esperto. Duas coisas que fazem sucesso na internet, principalmente no Brasil (e talvez essa seja uma das causas do sucesso do Orkut entre os brasileiros), são falar com quem você conhece e falar sobre um assunto específico.

As pessoas adoram falar. Temos dois buracos de ouvir e um de falar, mas a área total do buraco de falar é bem maior do que a dos buracos de ouvir (mesmo sem contar os buracos de cheirar, que às vezes também servem para falar). Qualquer coisa que ajude as pessoas a falarem vai fazer sucesso. Quais são as tecnologias mais bem sucedidas da internet?


Falar com quem você conhece é fácil, sempre tem assunto. Já para falar com um desconhecido é preciso um bom motivo. Um interesse em comum, por exemplo.

O que o Sr. Orkut fez foi juntar as duas coisas. Você só entra no Orkut se for convidado por alguém que já seja membro. Só isso já faz com que tenha pelo menos um conhecido com quem falar.

A próxima coisa que você faz é procurar por mais gente que você conheça, porque daí você pode falar mais ainda e ter muitos amigos dá status. Depois de adicionar todo mundo que você podia, o que você faz?

Procura mais gente que queira ouvir você falar. Passa a caçar comunidades. Encontra pessoas que tenham os mesmos interesses que você.

Percebeu? Primeiro o cara convence o povo entrar no Orkut porque os conhecidos estão lá. Depois, convence o povo a continuar no Orkut porque os assuntos interessantes estão sendo discutidos lá. Quem já faz parte sempre conhece alguém que não faz, e convida essas pessoas.

O esquema não tem fim, tipo a pirâmide do Herbalife. I'm afraid, Dave...

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?